O Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso é uma entidade pública que tem como dever legal garantir a segurança e a incolumidade das pessoas e do patrimônio. A instituição é responsável por executar ações de defesa civil, de combate a incêndios, de resgate de acidentados, de vistorias técnicas, dentre outras.
Através de ações sociais, trabalhos educativos e valorização do esporte, busca a aproximação com a sociedade, visando o bem comum. Neste contexto a instituição realiza anualmente a Corrida Homens do Fogo, com sede em Cuiabá e outros municípios do Estado. 
A Corrida Homens do Fogo de Campo Verde visa desenvolver valores sociais, diminuindo os riscos e assegurando o exercício da cidadania, contribuindo para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras e, consequentemente proporcionar uma melhor qualidade de vida.

1. DA PROVA

1.1. A Corrida Homens do Fogo é um evento de caráter sócio esportivo que objetiva incentivar a prática do esporte, bem como aprimorar e revelar atletas. Tal evento compõe o calendário da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso, e conta com a participação de militares e civis;

1.2. A Corrida Homens do Fogo será realizada no domingo, dia 19 de novembro de 2023, com largada em frente ao quartel da 11ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, situado na Avenida Brasília, nº 1111, no município de Campo Verde - MT;

1.3. Poderão participar do evento competidores de ambos os sexos, devidamente inscritos de acordo com este regulamento;

1.4. O evento será disputado na distância de 7,5 km conforme percurso descrito em anexo e que será divulgado no site www.morro-mt.com.br. Será realizada também uma corrida infantil em percurso específico com distância de 100m,  200m e 400m;

1.5. A prova terá duração máxima de 2h (duas horas) e o competidor que em qualquer trecho não estiver dentro do tempo projetado será convidado a se retirar da prova.


2. DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet através do site www.morro-mt.com.br, estando disponíveis a partir da data de 25/09/2023;

2.2. As inscrições serão encerradas dia 15/10/2023 ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite técnico de 500 (quinhentos) competidores para realização da prova;

2.3. Do limite técnico serão destinadas 100 (cem) inscrições para a categoria de corrida infantil, nas faixas etárias 06 a 08 anos, 09 a 11 e 12 a 14 anos;

2.4. A categoria PNE é exclusiva aos competidores portadores de necessidades especiais com idade igual ou superior a 18 anos;

2.5. Os competidores menores de 18 anos só poderão participar das provas, obrigatoriamente, com autorização dos pais ou de um responsável legal. A autorização será mediante assinatura do “TERMO DE AUTORIZAÇÃO” pelos pais ou responsável legal, disponibilizado pela organização no ato da retirada do kit do competidor;

2.6. Não serão cobrados valores para realização da inscrição, entretanto, para retirada do kit do competidor, será exigida para cada participante a doação simbólica de 03 (três) quilogramas de alimento não perecível a serem destinados a entidades carentes do município;

2.7. No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento, o participante, aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o "TERMO DE RESPONSABILIDADE";

2.8. A inscrição na Corrida Homens do Fogo é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar os organizadores do evento formalmente por escrito será responsável por qualquer acidente ou dano que essa venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova;

2.9. Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas no ato da inscrição. Caso haja fraude comprovada, o competidor será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.


3. DO KIT DO COMPETIDOR E CHIP DE CRONOMETRAGEM

3.1. Os competidores inscritos receberão um kit contendo: chip descartável de cronometragem, número de peito, alfinetes e uma camiseta alusiva ao evento;

3.2. Não será possível na entrega do kit ao competidor, a troca de tamanho da camisa, previamente escolhido;

3.3. A entrega do kit do competidor será no dia 17 de novembro de 2023, em horário compreendido das 07h00min às 21h00min, para todos os competidores, nas dependências do quartel da 11ª Companhia Independente de Bombeiro Militar situado na Avenida Brasília, nº 1111, Campo Verde – MT;

3.4. No dia do evento, 19 de novembro de 2023, será disponibilizado a retirada do kit do competidor, exclusivamente, para competidores de outros municípios impossibilitados de retirarem o kit do competidor na data anterior. A retirada do kit do competidor será em horário compreendido das 06h00min às 06h30min, nas dependências do quartel da 11ª Companhia Independente de Bombeiro Militar situado na Avenida Brasília, nº 1111, Campo Verde – MT;

3.5. O kit do competidor somente poderá ser retirado pelo competidor inscrito mediante apresentação do documento original com foto;

3.6. Os competidores menores de 18 anos só poderão retirar o kit do competidor, obrigatoriamente, mediante presença e assinatura do “TERMO DE AUTORIZAÇÃO” pelos pais ou responsável legal;

3.7. Para os portadores de necessidade especiais é obrigatória a apresentação de documento que ateste sua condição de PNE;

3.8. A cada competidor será fornecido um número que deve ser usado visivelmente na altura do peito, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da prova, sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumprirem este item;

3.9. O chip de cronometragem deverá ser fixado no cadarço do tênis do pé direito, na posição vertical. Observar as instruções fornecidas no envelope, junto ao número de peito;

3.10. O uso do chip de cronometragem é obrigatório, acarretando na desclassificação do atleta quando observado por algum fiscal a falta ou uso indevido do mesmo.


4. DA PREMIAÇÃO E CATEGORIA

4.1. A premiação da Corrida Homens do Fogo será da seguinte forma:

  • Categoria Segurança Pública masculino e feminino:

A classificação será definida pelo tempo líquido apontado pela cronometragem eletrônica (1º, 2º, 3º lugar).

1º Lugar: Troféu + medalha + R$ 500,00;

  • 2º Lugar: Troféu + medalha + R$ 300,00;

  • 3º Lugar: Troféu + medalha + R$ 200,00.


  • Categoria Geral masculino e feminino:

  • A classificação será definida pelo tempo líquido apontado pela cronometragem eletrônica (1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugar).

 

  • 1º Lugar: Troféu + medalha + R$ 500,00;

  • 2º Lugar: Troféu + medalha + R$ 300,00;

  • 3º Lugar: Troféu + medalha + R$ 200,00;

  • 4º Lugar: Troféu + medalha;

  • 5º Lugar: Troféu + medalha.


Categoria Elite masculino e feminino:

A classificação será definida pela ordem de chegada (1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugar).

 

  • 1º Lugar: Troféu + medalha + R$ 1000,00;

  • 2º Lugar: Troféu + medalha + R$ 800,00;

  • 3º Lugar: Troféu + medalha + R$ 500,00;

  • 4º Lugar: Troféu + medalha;

  • 5º Lugar: Troféu + medalha.


Categoria PNE masculino e feminino:

 

A classificação será definida pelo tempo líquido apontado pela cronometragem eletrônica (1º, 2º, 3º lugar).

 

  • 1º Lugar: Troféu + medalha + R$ 300,00;

  • 2º Lugar: Troféu + medalha + R$ 200,00;

  • 3º Lugar: Troféu + medalha + R$ 100,00;


  • Categoria por faixas etárias Masculino e feminino:

18 a 29 anos;

30 a 39 anos;

40 a 49 anos de idade;

50 a 59 anos de idade;

Acima de 60 anos de idade.

A classificação será definida pelo tempo líquido apontado pela cronometragem eletrônica (1º, 2º, 3º lugar).

 

  • 1º Lugar: Troféu + medalha;

  • 2º Lugar: medalha;

  • 3º Lugar: medalha;


Categoria Melhor atleta campo-verdense masculino e feminino:

A classificação será definida pelo tempo líquido apontado pela cronometragem eletrônica (1º lugar).

  • 1º Lugar: Troféu + medalha;

Categoria Kids 06 a 08 anos (100 metros):

  • 1º Lugar: Troféu + medalha;

  • 2º Lugar: medalha;

  • 3º Lugar: medalha;

  • Categoria Kids 09 a 11 e (200 metros):

  • 1º Lugar: Troféu + medalha;

  • 2º Lugar: medalha;

  • 3º Lugar: medalha;

  • Categoria Kids 12 a 14 anos (400 metros):

  • 1º Lugar: Troféu + medalha;

  • 2º Lugar: medalha;

  • 3º Lugar: medalha;

4.2. Todos os competidores que cruzarem a linha de chegada de forma legal, que estiverem regularmente inscritos e sem o descumprimento deste regulamento, receberão medalhas;

4.3. Não serão entregues medalhas e brindes (quando houver) pós-prova para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da prova;

4.4. Os competidores que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao pódio, com seu número de peito para identificação, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a sua categoria for chamada. O competidor que não comparecer ao pódio durante a cerimônia de premiação, poderá perder o direito aos prêmios, conforme determinação da organização da prova.

4.5. Nenhum atleta poderá, de forma alguma, acumular qualquer tipo de premiação na prova, prevalecendo sempre a premiação de maior relevância.
 

 

 

5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADE

LARGADA PNE: 06h45

LARGADA ELITE E GERAL 07h00.


6. INFORMAÇÕES GERAIS

6.1. Ao participar da Corrida Homens do Fogo o competidor assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor (a) de seu estado de saúde e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e seguros ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma;

6.2. Todos os competidores participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova, pois a organização não se responsabilizará pela integridade física e saúde deles;

6.3. O competidor é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só, se deve, ou não continuar ao longo da competição. Pode o diretor de prova, segundo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento;

6.4. Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança por todo o percurso da prova que será garantida pelos órgãos competentes;

6.5. Serão colocados à disposição dos participantes, sanitários e guarda-volumes apenas na região da largada/chegada do evento;

6.6. O Horário de atendimento no guarda–volumes está compreendido entre 06h00min às 10h00min no dia do evento (o guarda-volumes encerrará o atendimento impreterivelmente às 10h00min);

6.7. A organização não se responsabilizará por qualquer valor, objeto, equipamento e outros, deixado no guarda-volumes e por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os competidores venham a sofrer durante a participação na Corrida Homens do Fogo. Este serviço é uma cortesia aos participantes;

6.8. Não haverá reembolso, por parte da organização, bem como seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os competidores/participantes venham a sofrer durante a participação neste evento;

6.9. A organização não tem responsabilidade sobre o atendimento médico, no entanto haverá para atendimento emergencial aos atletas, um serviço de ambulância para remoção, e o atendimento médico propriamente dito, tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na rede pública de saúde sob responsabilidade desta;

6.10. A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e haverá sinalização para a orientação dos participantes;

6.11. Ao longo do percurso de 7,5 km haverá 02 (dois) postos de hidratação com água e ao final do mesmo 01 (um) posto de hidratação e alimentação com fornecimento de água, isotônico, frutas e barras de cereais, em kit para cada competidor;

6.12. Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo/data. Filmes e fotografias relativos à prova têm o direito reservado aos organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos organizadores da prova por escrito;

6.13. É obrigação do participante da prova ter o conhecimento do percurso;

6.14. A participação do atleta na prova é estritamente individual sendo proibido o auxílio de terceiros, bem como, o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização por escrito da organização da prova;

6.15. O acompanhamento de atletas por treinadores/assessoria, amigos etc., com bicicletas e outros meios, resultarão na desclassificação do participante.


7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A organização poderá suspender o evento a qualquer momento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior sem aviso prévio aos participantes;

7.2. Eventuais dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas através do site www.morro-mt.com.br para que sejam registradas e respondidas a contento;

7.3. A organização poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, incluir ou alterar este regulamento, total ou parcialmente;

7.4. As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela organização e/ou por seus realizadores de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões;

7.5. Ao se inscrever nesta prova, o competidor assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento;

7.6. Os casos omissos serão resolvidos pela organização do evento.


TRAJETO:

A largada e a chegada da corrida serão em frente ao quartel da 11ª CIBM, situado na Avenida Brasília, 1111. Os atletas descerão a avenida Brasília em direção à avenida Eugenio Prati, onde virarão à direita. Seguirão pela avenida até a quarta rotatória, virando à esquerda e seguindo pela rua Élio Jose Cocco até seu final, onde virarão à direita, em direção à rotatória da Avenida Mato Grosso, pegando a saída para a Av. Mato Grosso e permanecendo nela até chegar à rua Urugaiana, uma quadra antes da rodovia MT-140, onde irão virar à esquerda. Seguirão pela rua Uruguaiana até a rua Luzanira Dantas, virando à direita, em direção à avenida Santa Maria. Na Avenida Santa Maria, virarão à direita e percorrerão toda a extensão dela em direção à avenida Brasília, virando à direita, em direção à chegada.

 

 

 

Realização: 11ª COMPANHIA INDEPENDENTE BOMBEIRO MILITAR
Organizador:  CAP BM MATHEUS HENRIQUE NEVES DA SILVA
Contato: (66) 3419-1286
E-mail: matheushenrique@cbm.mt.gov.br